quinta-feira, 29 de maio de 2008

A União faz a Forka

Eu acho... que "Odeio baratas. Prefiro as formigas, mas não criaria nenhuma como animal de estimação. (Elas fazem cócegas quando sobem pelo seu corpo). Então achei melhor determinar que não posso ter nenhum bicho com tamanho suficiente para se perder debaixo dos meus próprios pêlos dos braços.

Voltando às baratas, já disse que não gosto delas, mas outro dia vi uma levando uma surra de um batalhão de formigas, que até me deu pena. Tentei imaginar o que a condenada tinha feito para estar naquela situação. Ainda estava viva, porque as anteninhas se mexiam e as patinhas se sacudiam no ar como se ela estivesse andando de bicicleta. Mas as formigas se alternavam: umas agarravam por cima, outras por baixo, e ficavam correndo, mudando de lugar. Parecia que não parava de chegar formiga, dava até impressão que elas estavam saindo do chão.

Só que não era; é que elas são muito ativas, ficam trocando de posição e não se conformam de bater no mesmo lugar o tempo todo. Quando cansam de dar um soco de direita, trocam com a companheira para dar um de esquerda. E elas podem ficar dando vários golpes de esquerda e direita, direita e esquerda, pois as formigas têm seis patas. Até uma se cansar de bater, a barata já está dolorida. Imagina umas 50 delas caindo em cima da pobre...

Mas o interessante nessa briga é que a barata era muito maior do que todas as formigas juntas. Acho que nem colando todas as pequenininhas daria uma barata do tamanho daquela. E por que ela não reagia? Por que não ameaçava comer aqueles pontinhos pretos espancadores de baratas? Acho que baratas não comem formigas. E as formigas sabiam disso, espertinhas!

De qualquer forma, a barata tinha condições de dar uma patada em cada 10 formigas e sair correndo. Nisso eu parei para pensar que era para não deixar isso acontecer, que as formigas ficavam correndo o tempo todo, alternando o lugar onde estavam. Quando uma patinha da barata se mexia, as formigas se concentravam mais ali, e assim iam cansando a criatura quase derrotada no chão. Claro, a barata era maior, mas as formigas estavam em grande número e tinham organização.

O povo brasileiro vive inconformado com as mudanças no país. Sempre um novo governo é chamado de pior do que o anterior. Somos todos vítimas da insegurança, agravada pela violência escancarada. Saúde, isso existe por aqui? O transporte sobe de preço, mas ninguém pega eles mais vazios por estar pagando mais. Da educação não precisa nem falar, basta pisar sem querer no pé de alguém para ver... Mas se tanta gente quer melhorias no país, na cidade, no estado, por que, afinal, ninguém se junta para reclamar?

Bom, reclamar fazem, mas só pelas costas. Adoram falar mal dos governantes, xingar a imagem do presidente na televisão, cuspir na foto do governador no jornal... mas e pessoalmente, por que ninguém fala nada? Não estou incentivando ninguém a cuspir nos outros, não, muito menos tacar tortas ou dizer coisas ofensivas. Mas por que nas horas boas, como torcer pelo Brasil na Copa, todo mundo caminha junto? Por que os blocos de Carnaval vivem lotados? Na hora de brigar pelos direitos, até sobra coragem, mas falta é gente!

Ah, se todos pudéssemos aprender com as formigas. Um povo tão grande com medo de falar o que pensa para uma minoria que nos lidera. É por não sabermos nos unir que estamos deixando as baratas do governo nos devorarem, mesmo que elas não comam formigas como nós. Construímos a corda para prender a desigualdade, mas na hora de usar, todos corremos. Com isso... nunca capturamos as baratas e somos nós os enforcados pela opressão."... eu acho!